COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

A produtividade na construção civil está relacionada ao quanto se consegue construir em um certo período de tempo. A produtividade não necessariamente tem relação com o aumento da produção. O aumento da produção, na maioria das vezes, está ligado ao maior emprego de mão de obra e ao aumento de gastos, visando a uma maior velocidade na execução das tarefas.

A produtividade tem um foco diferente: ela tem como objetivo reduzir o emprego de mão de obra, diminuir a utilização de recursos e otimizar o uso de máquinas e insumos. Tudo isso mantendo a produção com menores custos.

Neste post, vamos mostrar algumas formas de aumentar a produtividade na construção civil, reduzindo os custos e melhorando os lucros. Confira!

Planejar a obra

O planejamento é uma das etapas mais importantes da construção civil, pois é o fator que determina o andamento da obra e o cumprimento dose prazos. Cometer erros nessa fase pode comprometer bastante os resultados alcançados — e até mesmo atrasar a entrega da obra.

Planejar uma obra inclui definir os processos de construção, montar o layout do canteiro antecipadamente, estipular os equipamentos necessários e estabelecer as etapas da obra juntamente às suas respectivas datas de entrega. Quando se segue um planejamento prévio, é possível diminuir os tempos de parada, prever épocas de recesso devido às condições climáticas e definir os recursos necessários em cada etapa. Assim, pode-se aumentar a produtividade e ainda reduzir os custos das paradas.

É importante que o planejamento leve em consideração não somente a obra em si, mas a necessidade de mão de obra, os feriados e as épocas de chuva, que são as famosas paradas obrigatórias da construção civil.

Definir os processos de produção

Após ter planejado todas as etapas, o próximo passo para aumentar a performance na construção civil é definir todos os processos da obra. Quanto maior for a quantidade de processos que tiverem documentação, fluxogramas e etapas de trabalho, maior será a velocidade de execução.

É muito simples: quando se determina como deve ser feito o trabalho, reduz-se o retrabalho e elimina-se a execução de uma mesma tarefa de formas diferentes.

Capacitação da mão de obra

Infelizmente, muitos gestores ainda pensam que pagar treinamento para os empregados é perder tempo na produção. Os resultados, na verdade, são totalmente diferentes. A pequena perda ocorrida devido ao tempo de treinamento nem se compara ao ganho obtido com a capacitação do funcionário.

Colaboradores bem treinados produzem melhor e em menos tempo. Além disso, há também uma maior conscientização dos funcionários em relação à redução de desperdícios, permitindo diminuir bastante os gastos do canteiro de obras.

Investir em segurança

A construção civil, assim como qualquer outra atividade, deve zelar pela segurança de todos os funcionários. Nas obras, isso significa utilizar andaimes e materiais de qualidade, conscientizar e cobrar dos funcionários o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) comprar ou alugar máquinas de elevada confiabilidade, dentre outros procedimentos.

Ao investir em segurança, a produtividade também aumenta. Uma obra sem acidentes não possui paradas e consegue atender ao planejamento e cumprir todos os prazos estipulados.

Controlar a obra

A melhor forma de controlar uma obra é monitorando cada um dos seus processos. Atualmente, existem diversos sistemas integrados e aplicativos de smartphones que permitem que os gestores acompanhem todas as etapas da construção civil.

Essas tecnologias possibilitam a criação de KPIs (indicadores), o acompanhamento de fases e prazos de cada etapa e o controle de insumos e estoque. Controlando melhor a obra, há apenas um resultado possível: a redução de custos e o aumento da produtividade.

Entendeu cada uma dessas formas de aumentar a produtividade na construção civil? Sua obra segue esses procedimentos? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco os resultados alcançados!

caixa de gordura

Que tipo de caixa de gordura você precisa

Embora existam alguns tipos diferentes disponíveis, conforme mencionado anteriormente neste artigo, sua escolha entre eles provavelmente será restrita pelos requisitos de remoção de FOG. Se a