Como a caixa d’água afeta a qualidade da água?

A água é um elemento fundamental para a vida e é importante que ela chegue em nossas casas com qualidade e segurança para consumo. Para isso, é necessário que ela seja tratada e mantida em um local apropriado, como a caixa d’água.

A qualidade da água mantida na caixa depende diretamente da qualidade da caixa em si. Por isso, é importante escolher um modelo adequado para as necessidades do seu imóvel e realizar a limpeza e manutenção regularmente.

Na Caixa Forte, oferecemos diversos modelos de caixas d’água de alta qualidade e capacidade para atender às necessidades de residências, empresas e condomínios. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como escolher o melhor tanque para o armazenamento seguro e saudável da água em sua propriedade.

Como estabelecer a qualidade da água?

A qualidade da água é um assunto muito importante, visto que é essencial para a saúde e bem-estar de todos. Desde a captação até a distribuição, a água passa por várias etapas de tratamento que garantem sua qualidade.

Para atestar essa qualidade, são usados ​​parâmetros que são definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pela Agência Nacional de Águas (ANA). Esses parâmetros incluem a presença de bactérias, coliformes totais e fecais, turbidez, pH, entre outros.

O cumprimento desses parâmetros é essencial para garantir que a água seja cristalina, sem gosto e sem odor, além de ser segura para o consumo humano. É importante que a população esteja atenta a esses parâmetros e cobre das autoridades competentes o cumprimento dos mesmos.

Parâmetros físicos

O termo “parâmetros físicos” refere-se a características da água que podem ser medidas com equipamentos ou pelos sentidos humanos. Alguns exemplos desses parâmetros incluem a cor, que mede o grau de cores da água; a turbidez, que indica o nível de transparência da água e está relacionada à presença de partícula em suspensão; o sabor, que não deve estar presente em uma água de qualidade; e o odor, que também não deve estar presente em uma água própria para consumo. Todos esses parâmetros são importantes para garantir a qualidade da água e devem ser monitorados de perto pelos órgãos reguladores e pelas empresas responsáveis ​​pelo tratamento e distribuição da água.

Parâmetros químicos

Para avaliar a qualidade da água, também é importante considerar seus parâmetros químicos. Esses parâmetros são responsáveis ​​por avaliar características mais profundas da água, que são testados e um tratamento adequado para serem controlados. Entre eles, podemos citar:

  • pH: o potencial hidrogeniônico mede o nível de concentração de íons em uma solução, informando se a água está ácida, neutra ou alcalina.
  • Cloro livre: quantidade de cloro adicionada para a influência da água;
  • Fluoreto: medição do fluoreto presente na água.

Parâmetros biológicos

Por fim, outros requisitos relacionados à qualidade da água são os parâmetros biológicos:

  • coliformes totais: bactérias encontradas na natureza que podem contaminar a água e causar risco a saúde;
  • bactérias diversas;
  • algas, entre outros.

Como a caixa d’água afeta a qualidade da água?

Ter uma caixa d’água de qualidade é essencial para garantir que a água armazenada esteja sempre em condições ideais para consumo. Além da qualidade da água, é importante realizar uma manutenção regular, a fim de evitar problemas que possam comprometer a distribuição.

As caixas d’água adotadas para condomínios, escolas, shoppings e outros estabelecimentos passam por processos cuidadosos para assegurar a integridade e qualidade da água preservada. Esses reservatórios devem estar em conformidade com as normas da ABNT, possuir certificação de potabilidade e evitar vazamentos.

Na Caixa Forte, é possível encontrar uma variedade de tamanhos de caixas d’água que atendam a todos esses requisitos, garantindo que a água armazenada esteja sempre em condições perfeitas.