Aprenda como limpar caixa d’água de condomínio

A caixa d’água é um elemento crucial para residências, empresas e condomínios. Além disso, é responsabilidade dos condomínios garantir a qualidade da água distribuída aos moradores, o que inclui a limpeza da caixa d’água para manter as condições higiênicas recomendadas.

Em São Paulo, por exemplo, é exigido por lei que sejam realizadas no mínimo duas limpezas anuais na caixa d’água. Elaboramos este conteúdo para ensinar a limpeza adequada da caixa d’água do condomínio, garantindo uma água limpa e segura para todos os residentes. Aproveite a leitura!

O que saber para garantir a qualidade da água do condomínio?

Para iniciar a limpeza e manutenção da caixa d’água, é importante se organizar para essa tarefa. Abaixo estão algumas informações valiosas que serão muito benéficas para garantir que a caixa d’água do condomínio esteja bem limpa e cuidada. Isso ajudará a manter sua vida útil e também a preservar a saúde de todos. Confira:

Contrate uma empresa especializada

Contratar uma empresa especializada em limpeza de caixas d’água de condomínio é uma excelente opção para garantir que a tarefa seja realizada de forma segura e eficiente. Esses profissionais possuem experiência e conhecimento adequado para lidar com caixas d’água de grandes litragens, além de possuir os materiais necessários para a realização do serviço.

Caso a limpeza seja realizada por uma pessoa sem o devido conhecimento, pode acarretar em acidentes e multas. Portanto, é importante escolher uma empresa incorporada para a realização da limpeza da caixa d’água do condomínio, garantindo a segurança de todos e a preservação da vida útil do reservatório.

A pessoa responsável pela limpeza da caixa d’água em um condomínio deve estar equipada com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o síndico deve supervisionar a tarefa. É importante que a empresa contratada realize as seguintes tarefas durante a limpeza:

  • Verificar a estrutura da caixa d’água;
  • Esvaziar completamente o reservatório;
  • Escovar toda a parte interna e remover toda a sujeira;
  • Feche o reservatório após a limpeza e permita que seja abastecido novamente.

Frequência de limpeza

É recomendável que a limpeza da caixa d’água seja realizada duas vezes por ano, preferencialmente entre os meses de outubro e fevereiro. Essa época é propícia para que o condomínio se prepare para o uso mais frequente de água no verão e mantenha tudo organizado para o período mais frio, ou inverno.

Impermeabilização

Uma dica valiosa é verificar a impermeabilização da caixa d’água durante a limpeza. Esse processo é essencial para garantir que o reservatório não sofra com problemas de infiltração, o que pode trazer prejuízos e danos ao condomínio.

Além disso, a impermeabilização da caixa d’água traz economia na hora de realizar possíveis reparos, além de ajudar a manter a água mais limpa e própria para o uso. Portanto, não deixe de conferir a impermeabilização da caixa d’água durante a manutenção e limpeza.

Teste de potabilidade

Realizar o teste de potabilidade da água é essencial para garantir a qualidade da água para consumo humano. Essa análise laboratorial permite identificar a presença de bactérias, germes e outros organismos que podem ser prejudiciais à saúde.

É recomendado que esse teste seja realizado semestralmente na caixa d’água do condomínio, juntamente com a limpeza. Caso o resultado seja negativo, ou seja, a água esteja imprópria para o uso, é necessário solicitar uma nova limpeza para a empresa contratada.

Escolha a melhor caixa d’água para condomínio na Caixa Forte!

Aqui na Caixa Forte você encontra excelentes modelos de caixas d’água para condomínios! Temos vários modelos com diferentes capacidades. Entre em contato com nossa equipe e encontre a cisterna ideal para o seu condomínio!

Gostou deste conteúdo? Continue lendo o blog da Caixa Forte e saiba como cuidar da sua caixa d’água!