Como saber qual tipo de bóia de caixa d’água seu projeto precisa

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona a boia da caixa d’água, um dispositivo que controla o nível da água em reservatórios de diferentes tamanhos. Você aprenderá como escolher o modelo ideal para o seu projeto, garantindo que a boia seja adequada ao tamanho da caixa d’água e funcione corretamente. Continue lendo para saber mais!

Como funciona a bóia da caixa d’água?

Embora a função da bóia da caixa d’água seja muito importante, o seu funcionamento é bastante simples e praticamente o mesmo desde 1790. A bóia é composta por uma válvula que está conectada a um flutuador impermeável e oco, que fica preso a um braço na parte superior da caixa d’água.

Os tamanhos das bóias variam de acordo com o tipo de projeto e o tamanho da caixa d’água, mas o seu funcionamento é igual para todos os modelos. Dependendo da posição em que o bóia estiver, ela controla o fluxo de água que entra na caixa.

Quando o nível de água está baixo, o flutuador indica que é hora de encher a caixa e a válvula é acionada para permitir a entrada de água. Quando o nível de água está no máximo, o bóia também atinge o ponto mais alto e impede que a válvula libere mais água para entrar na caixa.

Regulando a pressão 

A correta regulação da bóia é crucial para evitar o desperdício de água. Existem no mercado bóias específicas para alta pressão, e também é possível utilizar um regulador de pressão. Esse dispositivo é importante para evitar que a água entre com muita força e transborde do reservatório, causando danos e desperdício. É importante escolher a opção adequada ao tipo de caixa d’água e às condições de pressão da rede, para garantir um funcionamento eficiente e econômico.

Como e quando trocar sua bóia de caixa d’água

É fundamental realizar a troca da bóia quando o nível da água estiver desregulado. Para garantir o bom funcionamento da peça, é importante inspecioná-la periodicamente, verificando se há rachaduras ou defeitos.

Caso seja necessário substituir a bóia, é importante escolher o modelo adequado às necessidades da caixa d’água, garantindo que o seu funcionamento esteja de acordo com as especificidades do projeto.

Como saber qual o modelo ideal

Existem diversos tamanhos de bóia de caixa d’água, geralmente medidos em polegadas. É essencial saber qual é o tamanho correto que se encaixa na peça para evitar erros, já que cada tipo de caixa requer um bóia de tamanho diferente.

As válvulas das bóias podem ser encontradas em dois modelos: as mecânicas, que funcionam de maneira simples com o flutuador, conforme mencionado anteriormente, e as elétricas, que regulam automaticamente o nível de água.

Os bóias de caixa d’água são componentes essenciais para o funcionamento da caixa, e, portanto, devem estar sempre em boas condições de funcionamento e o modelo escolhido deve ser adequado ao tipo de caixa. Portanto, é fundamental ficar atento para evitar desperdício de água e surpresas com vazamentos.

Se você está em busca de uma caixa d’água de qualidade, venha conhecer o modelo tubular da Caixa Forte. Entre em contato conosco e confira todos os nossos produtos!