Meio-ambiente - Caixa Forte

Dicas simples para reduzir o consumo e a conta de água

Dicas simples para reduzir o consumo e a conta de água

Quando você faz a sua parte todo mundo sai ganhando

Na cozinha

  • Para começar, não jogue óleo de fritura na pia. Isso pode entupir o encanamento, aumentar a frequência de limpeza da caixa de gordura e ainda poluir rios e córregos, além de elevar em até 45% os custos de tratamento da água. Separe o óleo usado em uma garrafa PET e destine para reciclagem.
  • Uma torneira aberta durante 15 minutos gasta 120 litros de água! Por isso, antes de começar a lavar, deixe a louça, talheres e panelas de molho com água e detergente.
  • Ensaboe as louças e talheres com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez.
  • Se você utiliza máquina de lavar louça, deixe acumular peças suficientes para só usar a máquina quando ela estiver completamente cheia.
  • Você sabia que para lavar 1 copo são gastos 2 copos de água? Por isso, tente usar o mesmo copo durante o dia e deixe acumular louças para lavar tudo de uma só vez.
  • Não utilize água da torneira para descongelar alimentos. Retire com antecedência os alimentos do congelador e coloque-os no interior da geladeira por mais tempo.

No banheiro

  • Tome banhos rápidos. Feche a torneira enquanto ensaboa e economize cerca de 90 litros de água.
  • Mulheres: lavem o cabelo com a torneira fechada. Homens: façam a barba durante o banho.
  • Escove os dentes com a torneira fechada e economize até 11 litros de água.
  • Vaso sanitário não é lixeira. Jogue papel higiênico, absorvente, algodão e qualquer outro resíduo  no lixo.
  • Não use a descarga sem necessidade. Isso economiza de 10 a 14 litros.

No jardim/área externa

  • Evite ao máximo usar mangueira. Utilize regador para molhar as plantas e balde para lavar o carro.
  • Crie o hábito de regar o jardim de manhã cedo ou no início da noite, quando a evaporação é menor. As plantas e a natureza agradecem.
  • Verifique se não há vazamentos na tubulação e se as torneiras estão sempre bem fechadas. Uma torneira pingando desperdiça cerca de 50 litros de água por dia.
  • Reaproveite a água que sai da máquina de lavar para limpar as áreas externas e até mesmo para regar as plantas.
  • Instale redutores de pressão na mangueira.
  • Se possível, instale coletores de água de chuva.

Dica importante!

A Caixa Forte fabrica cisternas e coletores de água de chuva para você armazenar água, reduzir o consumo e contribuir para a preservação do meio ambiente. Faça a sua parte e conte com a Caixa Forte para garantir a qualidade da água e a saúde da sua família.

Como limpar a caixa d’água com segurança

Como limpar a caixa d’água com segurança

Confira os procedimentos para uma boa limpeza e qualidade da água

Não importa o material da sua caixa d’água, ela precisa ser totalmente limpa a cada 6 meses. Para isso, separe esponja macia, panos, balde e água sanitária e siga com atenção as instruções abaixo.

1. Feche o registro de entrada da água

Antes de tudo, feche o registro de entrada da caixa d’água ou, caso a sua caixa não tenha esse registro, desligue o registro geral de água do imóvel.

2. Neutralize a boia automática

Após destampar a caixa d’água, amarre a boia automática para cima para que ela fique na posição desligada.

3. Esvazie a caixa d’água até restar um palmo de água

Aproveite o dia da limpeza da caixa para fazer uma boa faxina em casa. Utilize a água para lavar o piso, realizar tarefas domésticas e lavar tudo o que for necessário. Lembre-se de deixar o equivalente a um palmo de água para lavar a parte interna da caixa.

4. Feche o registro de saída da água

Dica importante! Feche o registro de saída para impedir que a água com resíduos da limpeza entre para a tubulação e chegue aos pontos de consumo de água (torneiras, chuveiros e descargas).

5. Use esponja macia e água sanitária na limpeza interna da caixa

Jamais use detergente, qualquer tipo de sabão, vassouras e escovas de cerdas metálicas na limpeza da caixa d’água. Utilize um pano ou esponja macia para retirar a sujeira das paredes internas e do fundo. Use pano e balde para retirar toda a água suja da caixa.

6. Após retirar toda a água suja, encha a caixa com um palmo de água e adicione água sanitária

Após retirar toda a água suja da caixa d’água, abra o registro de entrada e deixe encher o equivalente a um palmo de água. Adicione 1 litro de água sanitária (caixa de 1000 litros) ou 500ml (caixa de 500 litros), ou 5 litros (caixa de 5000 litros) e deixe agir por 2 horas. A cada 30 minutos,

passe um pano ou esponja macia nas paredes internas e na tampa da caixa d’água.

7. Após 2 horas, abra o registro de saída da água, as torneiras e acione as descargas para que a água sanitária limpe toda a tubulação

Para que ocorra a sanitização da tubulação, após 2 horas da aplicação de água sanitária abra o registro de saída, todas as torneiras, chuveiros e acione as descargas para que a água sanitária percorra a tubulação de saída/consumo de água.

8. Feche todas as torneiras, volte a boia automática para a posição original e abra o registro de entrada para encher a caixa d’água

Após toda a água sanitária ser descartada da caixa, feche as torneiras e chuveiros e abra o registro de entrada para encher o reservatório novamente.

9. Coloque a tampa e assegure que a caixa d’água está travada e totalmente vedada

Tampe a caixa, trave a tampa e confira se ela está totalmente vedada. Se possível, escreva em uma fita adesivada a data da última limpeza e cole na parte externa da caixa.

10. Repita o procedimento de limpeza da caixa d’água a cada 6 meses

Para garantir a qualidade da água que abastece a sua família, repita o procedimento de limpeza da caixa de 6 em 6 meses.

Proteção contra a Dengue, Zika e Chikungunya?

Proteção contra a Dengue, Zika e Chikungunya?

Saiba como 10 minutos por semana podem virar o jogo no combate ao mosquito transmissor

Com a chegada das chuvas e as altas temperaturas aumenta a incidência de casos de dengue. É que o Aedes Aegypti, mosquito transmissor das doenças, adora água limpa e precisa de locais que acumulam água para depositar seus ovos. Se for uma caixa d’água destampada então, ela pode se tornar uma imensa maternidade de mosquitos da dengue, com pista de aterrissagem e intenso tráfego aéreo. Cuidado!

Para combater esse perigoso inimigo, convoque a família e dedique 10 minutinhos toda semana para eliminar os focos do mosquito e não deixar água parada. Juntos podemos acabar com a Dengue, Zika e Chikungunya.

Missão 1: Verifique se a caixa d’água está limpa e tampada

Quando destampadas ou mal fechadas, as caixas d’água podem se transformar em um local de proliferação das larvas do mosquito, além de permitir a entrada e o acúmulo de impurezas na caixa deixando a água imprópria para consumo. Diante disso, é importante esvaziar a caixa d’água a cada 6 meses e esfregar com bucha macia e cloro suas paredes internas e o fundo. Para ter vedação total, escolha os modelos Caixa Forte que possuem trava automática ou tampas de encaixe. É muito mais segurança para a sua família.

Missão 2: Mantenha cisternas e reservatórios provisórios como barris e tambores totalmente fechados

Missão 3: Elimine ou guarde em local seco os objetos que acumulam água (pneus, sacolas plásticas, potes, tampas, caixas e outros)

Missão 4: Não acumule latas e garrafas ou guarde-as de cabeça para baixo para não reter água

Missão 5: Remova as folhas e galhos das calhas e mantenha marquises, varandas e rebaixes de banheiros e cozinhas sem água parada

Missão 6: Jogue desinfetante ou sal grosso nos ralos externos (e internos pouco utilizados) a cada 15 dias

Missão 7: Tampe com um saco plástico os ralos sem uso e não utilize pratinhos em vasos de plantas

Missão 8: Mantenha o terreno limpo e não jogue lixo em valas, valetas e esgoto

Missão 9: Encha com areia (ou pó de pedra) os poços desativados ou depressões do terreno

Missão 10: Se o local tiver piscina, trate a água com cloro ou, caso não esteja em uso, tampe-a com lona

Missão 11: Crianças, adultos e principalmente as gestantes devem utilizar repelente diariamente.

Uma dica econômica e eficiente é o repelente caseiro de cravo-da-índia. Coloque 500ml de álcool de cereais + 10g de cravo-da-índia num frasco escuro, com tampa, por 4 dias ao abrigo da luz. Mexa e misture 2 vezes por dia (de manhã e à noite). Coe e adicione 100ml de óleo de amêndoas agitando ligeiramente. Coloque o líquido num recipiente com spray e pronto! Basta aplicar 2 vezes ao dia nos braços, pernas, tronco e regiões expostas ao mosquito.

E, por último, receba bem o agente de controle da dengue na sua casa. Siga as orientações e em caso de febre alta, manchas vermelhas no corpo e dor atrás dos olhos, procure o posto de saúde mais próximo. Dengue mata. Faça a sua parte e proteja quem você ama.

10 dicas para economizar água nos tempos de crise hídrica

10 dicas para economizar água nos tempos de crise hídrica

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent id justo libero. Nulla facilisi. Quisque pharetra eu magna at semper. Nulla malesuada aliquet justo, eu convallis felis luctus in. Quisque tempus enim non efficitur tristique. Donec in congue eros. Suspendisse at magna tellus. Ut leo nulla, rutrum eu egestas in, faucibus non ex. Cras iaculis nibh neque. Suspendisse laoreet ante nec felis aliquam interdum. Vivamus dictum leo ut nisi dictum, id vehicula purus commodo. Pellentesque at facilisis turpis. Curabitur et rutrum turpis. Ut suscipit, ipsum vel auctor placerat, lorem enim blandit augue, nec tincidunt ipsum purus ac dui. Duis sed porttitor mauris, eget dictum augue.

Aenean erat nibh, pellentesque ac odio et, feugiat condimentum turpis. Sed id mauris ut orci facilisis malesuada. Nullam ornare lorem laoreet, sollicitudin ex et, tempor mi. Nunc dolor eros, varius in metus sed, semper mollis lorem. Pellentesque consequat, odio vestibulum congue sollicitudin, nunc libero ultricies dui, nec accumsan orci nulla placerat erat. Maecenas ac dictum massa, ac scelerisque ipsum. Mauris elementum lacus tincidunt convallis commodo. Pellentesque suscipit blandit augue, ut pharetra tellus posuere ut. Morbi nec aliquam neque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi quis libero metus.

Aliquam at turpis non lacus condimentum pulvinar at id tellus. Proin sit amet pretium neque. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec quis elit ligula. Nam tincidunt lectus sem, ut cursus nulla mattis vitae. Curabitur commodo augue at justo volutpat imperdiet. Aenean elementum leo in aliquet ullamcorper. Mauris nunc mauris, posuere id odio ac, tincidunt maximus dui.

Aliquam imperdiet at lacus eu placerat. Vestibulum ac imperdiet nisl. Nullam et massa accumsan, pellentesque urna ut, pharetra odio. Curabitur at tortor turpis. Nunc ultricies mauris ut ipsum elementum, eu commodo turpis hendrerit. Morbi porta diam eget nulla pharetra, id viverra nunc suscipit. Vestibulum sit amet ligula ultrices, varius sapien ut, aliquam dui. Fusce non finibus ex, condimentum consectetur nunc. Integer ut scelerisque tortor.

Nam pulvinar ultrices placerat. Donec sit amet felis nulla. Morbi at dictum elit. Morbi nec condimentum nunc, ut accumsan lectus. Suspendisse lobortis nisl sed nisl imperdiet, dictum fermentum metus venenatis. Sed sit amet metus nisl. Mauris pharetra molestie nisi. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

Vantagens do PRFV no armazenamento de água

Vantagens do PRFV no armazenamento de água

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent id justo libero. Nulla facilisi. Quisque pharetra eu magna at semper. Nulla malesuada aliquet justo, eu convallis felis luctus in. Quisque tempus enim non efficitur tristique. Donec in congue eros. Suspendisse at magna tellus. Ut leo nulla, rutrum eu egestas in, faucibus non ex. Cras iaculis nibh neque. Suspendisse laoreet ante nec felis aliquam interdum. Vivamus dictum leo ut nisi dictum, id vehicula purus commodo. Pellentesque at facilisis turpis. Curabitur et rutrum turpis. Ut suscipit, ipsum vel auctor placerat, lorem enim blandit augue, nec tincidunt ipsum purus ac dui. Duis sed porttitor mauris, eget dictum augue.

Aenean erat nibh, pellentesque ac odio et, feugiat condimentum turpis. Sed id mauris ut orci facilisis malesuada. Nullam ornare lorem laoreet, sollicitudin ex et, tempor mi. Nunc dolor eros, varius in metus sed, semper mollis lorem. Pellentesque consequat, odio vestibulum congue sollicitudin, nunc libero ultricies dui, nec accumsan orci nulla placerat erat. Maecenas ac dictum massa, ac scelerisque ipsum. Mauris elementum lacus tincidunt convallis commodo. Pellentesque suscipit blandit augue, ut pharetra tellus posuere ut. Morbi nec aliquam neque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi quis libero metus.

Aliquam at turpis non lacus condimentum pulvinar at id tellus. Proin sit amet pretium neque. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec quis elit ligula. Nam tincidunt lectus sem, ut cursus nulla mattis vitae. Curabitur commodo augue at justo volutpat imperdiet. Aenean elementum leo in aliquet ullamcorper. Mauris nunc mauris, posuere id odio ac, tincidunt maximus dui.

Aliquam imperdiet at lacus eu placerat. Vestibulum ac imperdiet nisl. Nullam et massa accumsan, pellentesque urna ut, pharetra odio. Curabitur at tortor turpis. Nunc ultricies mauris ut ipsum elementum, eu commodo turpis hendrerit. Morbi porta diam eget nulla pharetra, id viverra nunc suscipit. Vestibulum sit amet ligula ultrices, varius sapien ut, aliquam dui. Fusce non finibus ex, condimentum consectetur nunc. Integer ut scelerisque tortor.

Nam pulvinar ultrices placerat. Donec sit amet felis nulla. Morbi at dictum elit. Morbi nec condimentum nunc, ut accumsan lectus. Suspendisse lobortis nisl sed nisl imperdiet, dictum fermentum metus venenatis. Sed sit amet metus nisl. Mauris pharetra molestie nisi. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

Soluções ecológicas praticadas na Caixa Forte

Soluções ecológicas praticadas na Caixa Forte

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent id justo libero. Nulla facilisi. Quisque pharetra eu magna at semper. Nulla malesuada aliquet justo, eu convallis felis luctus in. Quisque tempus enim non efficitur tristique. Donec in congue eros. Suspendisse at magna tellus. Ut leo nulla, rutrum eu egestas in, faucibus non ex. Cras iaculis nibh neque. Suspendisse laoreet ante nec felis aliquam interdum. Vivamus dictum leo ut nisi dictum, id vehicula purus commodo. Pellentesque at facilisis turpis. Curabitur et rutrum turpis. Ut suscipit, ipsum vel auctor placerat, lorem enim blandit augue, nec tincidunt ipsum purus ac dui. Duis sed porttitor mauris, eget dictum augue.

Aenean erat nibh, pellentesque ac odio et, feugiat condimentum turpis. Sed id mauris ut orci facilisis malesuada. Nullam ornare lorem laoreet, sollicitudin ex et, tempor mi. Nunc dolor eros, varius in metus sed, semper mollis lorem. Pellentesque consequat, odio vestibulum congue sollicitudin, nunc libero ultricies dui, nec accumsan orci nulla placerat erat. Maecenas ac dictum massa, ac scelerisque ipsum. Mauris elementum lacus tincidunt convallis commodo. Pellentesque suscipit blandit augue, ut pharetra tellus posuere ut. Morbi nec aliquam neque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi quis libero metus.

Aliquam at turpis non lacus condimentum pulvinar at id tellus. Proin sit amet pretium neque. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec quis elit ligula. Nam tincidunt lectus sem, ut cursus nulla mattis vitae. Curabitur commodo augue at justo volutpat imperdiet. Aenean elementum leo in aliquet ullamcorper. Mauris nunc mauris, posuere id odio ac, tincidunt maximus dui.

Aliquam imperdiet at lacus eu placerat. Vestibulum ac imperdiet nisl. Nullam et massa accumsan, pellentesque urna ut, pharetra odio. Curabitur at tortor turpis. Nunc ultricies mauris ut ipsum elementum, eu commodo turpis hendrerit. Morbi porta diam eget nulla pharetra, id viverra nunc suscipit. Vestibulum sit amet ligula ultrices, varius sapien ut, aliquam dui. Fusce non finibus ex, condimentum consectetur nunc. Integer ut scelerisque tortor.

Nam pulvinar ultrices placerat. Donec sit amet felis nulla. Morbi at dictum elit. Morbi nec condimentum nunc, ut accumsan lectus. Suspendisse lobortis nisl sed nisl imperdiet, dictum fermentum metus venenatis. Sed sit amet metus nisl. Mauris pharetra molestie nisi. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

Previna-se: Instale a segunda caixa d’água

Previna-se: Instale a segunda caixa d’água

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent id justo libero. Nulla facilisi. Quisque pharetra eu magna at semper. Nulla malesuada aliquet justo, eu convallis felis luctus in. Quisque tempus enim non efficitur tristique. Donec in congue eros. Suspendisse at magna tellus. Ut leo nulla, rutrum eu egestas in, faucibus non ex. Cras iaculis nibh neque. Suspendisse laoreet ante nec felis aliquam interdum. Vivamus dictum leo ut nisi dictum, id vehicula purus commodo. Pellentesque at facilisis turpis. Curabitur et rutrum turpis. Ut suscipit, ipsum vel auctor placerat, lorem enim blandit augue, nec tincidunt ipsum purus ac dui. Duis sed porttitor mauris, eget dictum augue.

Aenean erat nibh, pellentesque ac odio et, feugiat condimentum turpis. Sed id mauris ut orci facilisis malesuada. Nullam ornare lorem laoreet, sollicitudin ex et, tempor mi. Nunc dolor eros, varius in metus sed, semper mollis lorem. Pellentesque consequat, odio vestibulum congue sollicitudin, nunc libero ultricies dui, nec accumsan orci nulla placerat erat. Maecenas ac dictum massa, ac scelerisque ipsum. Mauris elementum lacus tincidunt convallis commodo. Pellentesque suscipit blandit augue, ut pharetra tellus posuere ut. Morbi nec aliquam neque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi quis libero metus.

Aliquam at turpis non lacus condimentum pulvinar at id tellus. Proin sit amet pretium neque. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec quis elit ligula. Nam tincidunt lectus sem, ut cursus nulla mattis vitae. Curabitur commodo augue at justo volutpat imperdiet. Aenean elementum leo in aliquet ullamcorper. Mauris nunc mauris, posuere id odio ac, tincidunt maximus dui.

Aliquam imperdiet at lacus eu placerat. Vestibulum ac imperdiet nisl. Nullam et massa accumsan, pellentesque urna ut, pharetra odio. Curabitur at tortor turpis. Nunc ultricies mauris ut ipsum elementum, eu commodo turpis hendrerit. Morbi porta diam eget nulla pharetra, id viverra nunc suscipit. Vestibulum sit amet ligula ultrices, varius sapien ut, aliquam dui. Fusce non finibus ex, condimentum consectetur nunc. Integer ut scelerisque tortor.

Nam pulvinar ultrices placerat. Donec sit amet felis nulla. Morbi at dictum elit. Morbi nec condimentum nunc, ut accumsan lectus. Suspendisse lobortis nisl sed nisl imperdiet, dictum fermentum metus venenatis. Sed sit amet metus nisl. Mauris pharetra molestie nisi. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

O que nossos clientes dizem?

Trabalhar com a Caixa Forte nos ajudou a economizar muito tempo e, consequentemente, dinheiro. Não tivemos um minuto sequer de equipamentos ou funcionários parados durante a obra, já que toda a logística proposta pela empresa foi definida sob o nosso objetivo.

Jonas Hibrahin – Engenheiro encarregado UFMG

  • Belgo – Arcelor
  • Lafarge Cimento
  • Copasa
  • Andrade Gutierrez
  • Mendes Júnior
  • UFMG