Construção Civil - Caixa Dagua

A importância do líder na construção civil

A importância do líder na construção civil

Na construção civil, é muito comum vermos dois perfis de comando: o chefe e o líder. Ambos têm funções importantes, mas verdadeiras lideranças, ao contrário de verdadeiros chefes, estão cada vez mais raras.

Então, vamos explicar as cinco principais diferenças entre um líder na construção civil e um chefe para que você monte um canteiro de obras imbatível. Confira!

Líderes ouvem e conversam em vez de dar ordens

Os chefes tendem a dar ordens, afinal, eles precisam que seus empregados ouçam e obedeçam rapidamente, sem muita discussão. No entanto, os líderes estarão sempre dispostos a ouvir as opiniões dos seus colegas e considerá-las importantes.

Líderes estão sempre prontos para aconselhamento, discussão e qualquer outro feedback que um colaborador tenha para oferecer. Essa relação de reciprocidade faz com que qualquer funcionário se sinta mais confiante para seguir a liderança.

Líderes motivam em vez de aterrorizar

Enquanto estão trabalhando em projetos, as pessoas têm os seus altos e baixos. No meio dessa montanha-russa, os chefes são mais propensos a intimidar a iniciativa individual dos seus funcionários, enquanto os líderes buscam motivá-la.

Uma das melhores coisas sobre líderes é o fato de eles oferecerem a empatia e prepararem um grupo para as tarefas inesperadas. Isso é muito importante, visto que, sempre que os colegas não estiverem preparados para determinadas funções, os líderes estarão lá para apoiar e ensinar.

Os líderes sabem que cada funcionário está na equipe por uma razão. Eles têm fé em cada esforço feito!

Líderes ensinam e aprendem em vez de esperar e ignorar

Um verdadeiro líder é a pessoa que tem uma boa autoestima, mas não é arrogante e nem tem vergonha de aprender com os cargos mais baixos. Eles sabem que nunca é tarde para descobrir mais!

Além disso, os líderes não são apenas cobradores, mas também doadores. Um bom líder não será ganancioso a ponto de evitar o compartilhamento de conhecimento e a experiência com outra pessoa.

Ele não tem medo de um subordinado tomar seu lugar! Em vez disso, o líder ensina e incentiva novos profissionais. Afinal, ele está de olho nos resultados do projeto e da obra, e não no seu futuro pessoal.

Líderes participam em vez de ficar de lado

Enquanto chefes optam por ficar somente no comando do trabalho, os líderes tomam iniciativa e se envolvem. Sabem que poderão opinar melhor caso estejam em contato direto com o canteiro de obras.

Eles auxiliam ao longo do andamento dos trabalhos, fazem os ajustes que forem necessários e ajudam colocando a mão na massa. Eles escolhem ser parte da equipe em vez de simplesmente dar ordens.

Líderes estabelecem relações de igualdade

Qualquer um que já tenha trabalhado com um canteiro de obras sabe como alguém se sente quando o chefe escolhe os seus favoritos em vez dos profissionais mais qualificados. Isso sempre provoca estresse e tensão entre os membros de uma equipe, o que compromete a produtividade.

Um bom líder tenta tratar todos igualmente e não permite que as preferências pessoais afetem a dinâmica da equipe.

Quais são os grandes desafios dos líderes na construção civil?

Aumentar a produtividade dos colaboradores

Um dos grandes problemas das obras se deve à cultura alimentada por alguns pedreiros e construtores. Alguns estão acostumados com muita conversa durante o serviço, por exemplo. Um chefe tentaria repreender. No entanto, um líder deverá pensar em como aumentar a produtividade deles sem interferir muito nos seus costumes.

Aumentar o comprometimento da equipe com prazos

O maior problema da construção civil no Brasil é a falta de comprometimento com os prazos. O cliente se incomoda muito com atrasos, mas, atualmente, já os considera inevitáveis. No entanto, isso não deveria ocorrer.

Um prazo é um compromisso e seu cliente planeja a vida contando com a sua palavra. Assim, um líder na construção civil deve motivar a equipe constantemente para que os prazos sejam respeitados.

Consegue agora identificar um perfil de liderança dentro das equipes de seu canteiro de obras?

Conheça as 5 maiores tendências do mercado de Engenharia Civil

Conheça as 5 maiores tendências do mercado de Engenharia Civil

Apesar da grave crise que vem assolando o mercado brasileiro, existem alguns setores que continuam se sobressaindo em meio aos altos e baixos da economia, como a engenharia e a construção civil. Essa área é tão importante, que funciona como um dos indicadores de retração ou crescimento econômico de um país.

Devido a essa importância, os investimentos no mercado de Engenharia Civil têm crescido constantemente no Brasil e alavancado a relevância desse setor. Além disso, diversas novas tendências estão surgindo, mostrando que a construção civil pode passar por inovações e melhorar o seu potencial. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo!

Os investimentos no setor de construção civil

Como você já sabe, esse é um setor que possui grande importância para a economia de um país. Isso faz com que a construção civil tenha a capacidade de elevar o nível de emprego e renda, seja no médio ou no longo prazo, devido à sua capacidade de absorver grande quantidade de mão de obra.

Porém, para que a área possa se desenvolver da melhor maneira possível, é preciso que haja incentivos governamentais. Assim, a demanda de produção sofrerá um aumento e, consequentemente, os serviços ligados à construção civil crescem significativamente. São esses fatores que fazem o mercado da Engenharia Civil receber muito investimento!

Para se ter uma ideia, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) teve um aumento de 0,83% em maio deste ano, resultado superior ao do ano passado. Além disso, de acordo com estudos realizados pela SindusCon-SP em parceira com a Fundação Getulio Vargas (FGV), a construção civil conta com mais de 2 milhões de trabalhadores empregados formalmente. Esse número mostra que os 9% que esse setor representa no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tem elevada importância.

Um mercado promissor

A Engenharia Civil é um campo que possui um elevado número de profissionais formados ingressados no mercado de trabalho. No entanto, o amplo campo de atuação do engenheiro civil e a grande quantidade de construções realizadas em todo o país, em especial devido às Olimpíadas, faz com que a demanda de trabalho cresça.

Além disso, as constantes inovações na construção civil têm ampliado o campo de atuação dos profissionais formados, aumentando as chances de emprego.

As tendências do mercado de Engenharia Civil

Telha sustentável

É um tipo de telha diferente de todos os outros, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua produção é feita com fibras naturais da Amazônia: juta e malva. Esses materiais são misturados à argamassa, que é constituída por resíduos de cerâmica e cimento. Essa composição fornece maior resistência à telha, além de melhorar a sua capacidade térmica, especialmente, nas regiões mais quentes do país.

Outra vantagem da eco telha é o material com o qual ela é constituída. Por possuir menos cimento e mais areia, ela se torna uma material mais barato e resistente, adquirindo características superiores quando comparada às telhas tradicionais.

Tijolos de lã

Apesar de parecer uma ideia inusitada, pesquisadores da Espanha e da Escócia apostaram em tijolos que são produzidos com outros materiais, como a lã. Esse tipo de produto é também constituído por solo argiloso, e contém fibras de lã e um polímero natural proveniente de algas.

Como o tijolo é a uma parte essencial da construção, a segurança desse material é primordial. Mas isso não é um problema para o tijolo de lã! Devido à sua composição, ele é cerca de 37% mais resistente que o tijolo tradicional.

Ele é mais indicado para regiões úmidas e frias, pois possui uma capacidade maior de isolamento térmico e de secar rapidamente. Tem ainda a vantagem de possuir matéria-prima abundante, prezando pela sustentabilidade.

Concreto verde

Desenvolvido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), o concreto verde é produzido com materiais reaproveitados e permite uma economia quase que total dos materiais utilizados em concretos normais.

Nesse novo produto, a areia natural é substituída por areia de fundição e a pedra, pela escória de aciarias, que é o resíduo da produção do aço. Além disso, reduz consideravelmente as emissões de CO2 na produção do concreto normal.

Também colabora para que a areia se mantenha no meio ambiente, evitando que ela seja retirada dos rios e cause o assoreamento desses. O custo de produção desse novo produto é consideravelmente reduzido, pois utiliza, em sua maioria, produtos reciclados.

Pavimento permeável

Essa é uma alternativa que não possui somente benefícios ambientais, mas também econômicos e sociais. Devido à elevada densidade das áreas urbanas, que possuem cada vez mais construções, as chances de enchentes têm se intensificado constantemente. Logo, o uso desse tipo de pavimento contribuirá para a redução do escoamento superficial da água das chuvas, diminuindo os problemas de inundações urbanas.

Além disso, ele retarda a chegada da água ao subsolo, reduzindo a possibilidade de erosão. Pode ser utilizado por tempo indeterminado, sendo necessária somente a sua manutenção anual, contribuindo também para a redução do uso de novos materiais e do descarte de produtos na natureza.

Reutilização da água

Algumas empresas já contam com sistemas internos para fazer o uso consciente da água. Dentre eles, está a coleta da água, para que ela possa ser utilizada em outros procedimentos, além de reservatórios para armazenar a água da chuva. Isso permite que o consumo desse recurso natural seja reduzido, contribuindo para a sua conservação.

Além disso, já estão sendo desenvolvidas as chamadas construções verdes. Elas são edificações mais sustentáveis, que possuem um menor uso da energia elétrica e da água, buscando sempre a preservação dos recursos da natureza.

Viu só como o mercado de Engenharia Civil pode desenvolver produtos inovadores e sustentáveis? Além de preservar a natureza, eles permitem uma economia no orçamento das obras e a reutilização de outros materiais! É importante ressaltar que existem pesquisas para desenvolver construções 100% sustentáveis, sem causar nenhum tipo de agressão à natureza.

Gostou do post? Então não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer as inovações do mercado de Engenharia Civil!

Conheça as 5 principais dicas para fazer orçamentos de obras

Conheça as 5 principais dicas para fazer orçamentos de obras

 

Cada obra é um desafio diferente: orçamentos, gastos, contratações e todo tipo de surpresas indesejáveis. Porém, muita dor de cabeça pode ser poupada caso você saiba se antecipar e programar tudo da melhor forma.

Uma das coisas que mais tiram o sono de quem vai construir e reformar são os gastos acima do planejado. Assim, a melhor ferramenta para não ter esse tipo de surpresa é fazer orçamentos de obras de forma consciente e bem detalhada. Os preços de materiais variam muito e se o comprador não fizer um bom orçamento pode acabar pagando muito mais caro no final.

Para ajudá-lo nessa tarefa trouxemos algumas dicas bem interessantes para manter as suas contas enxutas e dentro do previsto. Confira!

1. Fique de olho nos materiais de construção

Começamos por um dos principais itens, o que costuma ser o maior dos problemas. Alguns materiais costumam ser muito caros, como treliças, janelas e portas, além dos materiais de acabamento, como pisos e revestimentos. O preço desses itens costuma variar muito entre uma loja e outra, então é imprescindível que você faça ao menos dois ou três orçamentos em lojas diferentes.

Materiais básicos como cimento, pedra e areia costumam ser um pouco mais baratos em pequenas lojas. Já materiais de acabamento, como pisos, azulejos e pias, têm melhores condições em grandes lojas, além de mais opções também. De toda forma, muitas vezes o melhor é levar em conta o pacote todo. Comprar uma grande quantidade de itens em uma única loja pode garantir melhores condições de negociação e descontos. Tenha isso em mente na hora de fazer os orçamentos de obras e de fechar negócio.

2. Inclua também pedreiro e mestre-de-obras

Esse é um ponto delicado, mas também deve entrar nas contas dos orçamentos de obras. Antes de contratar algum profissional, siga a linha das cotações de materiais e pesquise vários preços. Tome cuidado apenas para o barato não sair caro. É importante obter baixos custos, mas também é muito importante contar com mão de obra de qualidade.

Não adianta achar o pedreiro mais barato e receber um trabalho ruim ao fim da obra. Caso isso aconteça, você terá perdido tempo, gastado materiais que precisarão ser substituídos e ainda precisará contratar uma nova pessoa para corrigir as imperfeições. Procure pelo melhor custo-benefício: encontre um bom profissional, com boas recomendações e valores dentro da sua realidade.

3. Pintores e outros profissionais

Os parâmetros são os mesmos para quando você precisar contratar um pintor, encanador ou marceneiro para realizar a conclusão de sua obra. O ideal é sempre solicitar orçamento para ao menos dois profissionais e comparar os valores, além de procurar recomendações dos serviços de cada um deles. Se possível, visite algumas obras que eles fizeram ou converse com outras pessoas que os contrataram anteriormente para obter melhores referências.

4. Faça estimativa dos pisos e azulejos

Segundo a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica), no momento em que for estimar a quantidade de pisos e azulejos que serão utilizados, você deve calcular a área real do local e adicionar uma margem de pelo menos 10% a mais.

No caso de pisos, se a instalação for em diagonal, é ideal que você compre uma margem de até 20% a mais. Tanto para pisos ou azulejos, é aconselhável que você guarde ao menos uma caixa para eventuais manutenções, especialmente se a peça for estampada.

5. Utilize o CUB para calcular os orçamentos de obras

O CUB (Custo Unitário Básico) é uma ferramenta que estima os orçamentos parametrizando semelhantes custos de obras, através da área que elas ocupam. O CUB, oficialmente, é um valor calculado e informado todos os meses através dos Sinduscon (Sindicatos da Indústria da Construção Estaduais) e serve de referência para os valores de obras em várias regiões. Você pode acompanhar detalhadamente como usar essa ferramenta através desse outro post.

E então? Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e participe!

10 dicas para economizar água nos tempos de crise hídrica

10 dicas para economizar água nos tempos de crise hídrica

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent id justo libero. Nulla facilisi. Quisque pharetra eu magna at semper. Nulla malesuada aliquet justo, eu convallis felis luctus in. Quisque tempus enim non efficitur tristique. Donec in congue eros. Suspendisse at magna tellus. Ut leo nulla, rutrum eu egestas in, faucibus non ex. Cras iaculis nibh neque. Suspendisse laoreet ante nec felis aliquam interdum. Vivamus dictum leo ut nisi dictum, id vehicula purus commodo. Pellentesque at facilisis turpis. Curabitur et rutrum turpis. Ut suscipit, ipsum vel auctor placerat, lorem enim blandit augue, nec tincidunt ipsum purus ac dui. Duis sed porttitor mauris, eget dictum augue.

Aenean erat nibh, pellentesque ac odio et, feugiat condimentum turpis. Sed id mauris ut orci facilisis malesuada. Nullam ornare lorem laoreet, sollicitudin ex et, tempor mi. Nunc dolor eros, varius in metus sed, semper mollis lorem. Pellentesque consequat, odio vestibulum congue sollicitudin, nunc libero ultricies dui, nec accumsan orci nulla placerat erat. Maecenas ac dictum massa, ac scelerisque ipsum. Mauris elementum lacus tincidunt convallis commodo. Pellentesque suscipit blandit augue, ut pharetra tellus posuere ut. Morbi nec aliquam neque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi quis libero metus.

Aliquam at turpis non lacus condimentum pulvinar at id tellus. Proin sit amet pretium neque. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec quis elit ligula. Nam tincidunt lectus sem, ut cursus nulla mattis vitae. Curabitur commodo augue at justo volutpat imperdiet. Aenean elementum leo in aliquet ullamcorper. Mauris nunc mauris, posuere id odio ac, tincidunt maximus dui.

Aliquam imperdiet at lacus eu placerat. Vestibulum ac imperdiet nisl. Nullam et massa accumsan, pellentesque urna ut, pharetra odio. Curabitur at tortor turpis. Nunc ultricies mauris ut ipsum elementum, eu commodo turpis hendrerit. Morbi porta diam eget nulla pharetra, id viverra nunc suscipit. Vestibulum sit amet ligula ultrices, varius sapien ut, aliquam dui. Fusce non finibus ex, condimentum consectetur nunc. Integer ut scelerisque tortor.

Nam pulvinar ultrices placerat. Donec sit amet felis nulla. Morbi at dictum elit. Morbi nec condimentum nunc, ut accumsan lectus. Suspendisse lobortis nisl sed nisl imperdiet, dictum fermentum metus venenatis. Sed sit amet metus nisl. Mauris pharetra molestie nisi. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

Vantagens do PRFV no armazenamento de água

Vantagens do PRFV no armazenamento de água

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent id justo libero. Nulla facilisi. Quisque pharetra eu magna at semper. Nulla malesuada aliquet justo, eu convallis felis luctus in. Quisque tempus enim non efficitur tristique. Donec in congue eros. Suspendisse at magna tellus. Ut leo nulla, rutrum eu egestas in, faucibus non ex. Cras iaculis nibh neque. Suspendisse laoreet ante nec felis aliquam interdum. Vivamus dictum leo ut nisi dictum, id vehicula purus commodo. Pellentesque at facilisis turpis. Curabitur et rutrum turpis. Ut suscipit, ipsum vel auctor placerat, lorem enim blandit augue, nec tincidunt ipsum purus ac dui. Duis sed porttitor mauris, eget dictum augue.

Aenean erat nibh, pellentesque ac odio et, feugiat condimentum turpis. Sed id mauris ut orci facilisis malesuada. Nullam ornare lorem laoreet, sollicitudin ex et, tempor mi. Nunc dolor eros, varius in metus sed, semper mollis lorem. Pellentesque consequat, odio vestibulum congue sollicitudin, nunc libero ultricies dui, nec accumsan orci nulla placerat erat. Maecenas ac dictum massa, ac scelerisque ipsum. Mauris elementum lacus tincidunt convallis commodo. Pellentesque suscipit blandit augue, ut pharetra tellus posuere ut. Morbi nec aliquam neque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi quis libero metus.

Aliquam at turpis non lacus condimentum pulvinar at id tellus. Proin sit amet pretium neque. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec quis elit ligula. Nam tincidunt lectus sem, ut cursus nulla mattis vitae. Curabitur commodo augue at justo volutpat imperdiet. Aenean elementum leo in aliquet ullamcorper. Mauris nunc mauris, posuere id odio ac, tincidunt maximus dui.

Aliquam imperdiet at lacus eu placerat. Vestibulum ac imperdiet nisl. Nullam et massa accumsan, pellentesque urna ut, pharetra odio. Curabitur at tortor turpis. Nunc ultricies mauris ut ipsum elementum, eu commodo turpis hendrerit. Morbi porta diam eget nulla pharetra, id viverra nunc suscipit. Vestibulum sit amet ligula ultrices, varius sapien ut, aliquam dui. Fusce non finibus ex, condimentum consectetur nunc. Integer ut scelerisque tortor.

Nam pulvinar ultrices placerat. Donec sit amet felis nulla. Morbi at dictum elit. Morbi nec condimentum nunc, ut accumsan lectus. Suspendisse lobortis nisl sed nisl imperdiet, dictum fermentum metus venenatis. Sed sit amet metus nisl. Mauris pharetra molestie nisi. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

Soluções ecológicas praticadas na Caixa Forte

Soluções ecológicas praticadas na Caixa Forte

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent id justo libero. Nulla facilisi. Quisque pharetra eu magna at semper. Nulla malesuada aliquet justo, eu convallis felis luctus in. Quisque tempus enim non efficitur tristique. Donec in congue eros. Suspendisse at magna tellus. Ut leo nulla, rutrum eu egestas in, faucibus non ex. Cras iaculis nibh neque. Suspendisse laoreet ante nec felis aliquam interdum. Vivamus dictum leo ut nisi dictum, id vehicula purus commodo. Pellentesque at facilisis turpis. Curabitur et rutrum turpis. Ut suscipit, ipsum vel auctor placerat, lorem enim blandit augue, nec tincidunt ipsum purus ac dui. Duis sed porttitor mauris, eget dictum augue.

Aenean erat nibh, pellentesque ac odio et, feugiat condimentum turpis. Sed id mauris ut orci facilisis malesuada. Nullam ornare lorem laoreet, sollicitudin ex et, tempor mi. Nunc dolor eros, varius in metus sed, semper mollis lorem. Pellentesque consequat, odio vestibulum congue sollicitudin, nunc libero ultricies dui, nec accumsan orci nulla placerat erat. Maecenas ac dictum massa, ac scelerisque ipsum. Mauris elementum lacus tincidunt convallis commodo. Pellentesque suscipit blandit augue, ut pharetra tellus posuere ut. Morbi nec aliquam neque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi quis libero metus.

Aliquam at turpis non lacus condimentum pulvinar at id tellus. Proin sit amet pretium neque. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec quis elit ligula. Nam tincidunt lectus sem, ut cursus nulla mattis vitae. Curabitur commodo augue at justo volutpat imperdiet. Aenean elementum leo in aliquet ullamcorper. Mauris nunc mauris, posuere id odio ac, tincidunt maximus dui.

Aliquam imperdiet at lacus eu placerat. Vestibulum ac imperdiet nisl. Nullam et massa accumsan, pellentesque urna ut, pharetra odio. Curabitur at tortor turpis. Nunc ultricies mauris ut ipsum elementum, eu commodo turpis hendrerit. Morbi porta diam eget nulla pharetra, id viverra nunc suscipit. Vestibulum sit amet ligula ultrices, varius sapien ut, aliquam dui. Fusce non finibus ex, condimentum consectetur nunc. Integer ut scelerisque tortor.

Nam pulvinar ultrices placerat. Donec sit amet felis nulla. Morbi at dictum elit. Morbi nec condimentum nunc, ut accumsan lectus. Suspendisse lobortis nisl sed nisl imperdiet, dictum fermentum metus venenatis. Sed sit amet metus nisl. Mauris pharetra molestie nisi. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

Previna-se: Instale a segunda caixa d’água

Previna-se: Instale a segunda caixa d’água

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent id justo libero. Nulla facilisi. Quisque pharetra eu magna at semper. Nulla malesuada aliquet justo, eu convallis felis luctus in. Quisque tempus enim non efficitur tristique. Donec in congue eros. Suspendisse at magna tellus. Ut leo nulla, rutrum eu egestas in, faucibus non ex. Cras iaculis nibh neque. Suspendisse laoreet ante nec felis aliquam interdum. Vivamus dictum leo ut nisi dictum, id vehicula purus commodo. Pellentesque at facilisis turpis. Curabitur et rutrum turpis. Ut suscipit, ipsum vel auctor placerat, lorem enim blandit augue, nec tincidunt ipsum purus ac dui. Duis sed porttitor mauris, eget dictum augue.

Aenean erat nibh, pellentesque ac odio et, feugiat condimentum turpis. Sed id mauris ut orci facilisis malesuada. Nullam ornare lorem laoreet, sollicitudin ex et, tempor mi. Nunc dolor eros, varius in metus sed, semper mollis lorem. Pellentesque consequat, odio vestibulum congue sollicitudin, nunc libero ultricies dui, nec accumsan orci nulla placerat erat. Maecenas ac dictum massa, ac scelerisque ipsum. Mauris elementum lacus tincidunt convallis commodo. Pellentesque suscipit blandit augue, ut pharetra tellus posuere ut. Morbi nec aliquam neque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi quis libero metus.

Aliquam at turpis non lacus condimentum pulvinar at id tellus. Proin sit amet pretium neque. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Donec quis elit ligula. Nam tincidunt lectus sem, ut cursus nulla mattis vitae. Curabitur commodo augue at justo volutpat imperdiet. Aenean elementum leo in aliquet ullamcorper. Mauris nunc mauris, posuere id odio ac, tincidunt maximus dui.

Aliquam imperdiet at lacus eu placerat. Vestibulum ac imperdiet nisl. Nullam et massa accumsan, pellentesque urna ut, pharetra odio. Curabitur at tortor turpis. Nunc ultricies mauris ut ipsum elementum, eu commodo turpis hendrerit. Morbi porta diam eget nulla pharetra, id viverra nunc suscipit. Vestibulum sit amet ligula ultrices, varius sapien ut, aliquam dui. Fusce non finibus ex, condimentum consectetur nunc. Integer ut scelerisque tortor.

Nam pulvinar ultrices placerat. Donec sit amet felis nulla. Morbi at dictum elit. Morbi nec condimentum nunc, ut accumsan lectus. Suspendisse lobortis nisl sed nisl imperdiet, dictum fermentum metus venenatis. Sed sit amet metus nisl. Mauris pharetra molestie nisi. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

O que nossos clientes dizem?

Trabalhar com a Caixa Forte nos ajudou a economizar muito tempo e, consequentemente, dinheiro. Não tivemos um minuto sequer de equipamentos ou funcionários parados durante a obra, já que toda a logística proposta pela empresa foi definida sob o nosso objetivo.

Jonas Hibrahin – Engenheiro encarregado UFMG

  • Belgo – Arcelor
  • Mendes Júnior
  • Ampliar Engenharia
  • Andrade Gutierrez
  • Lafarge Cimento
  • Copasa