Comprar a caixa d’água sob medida para o que você precisa pode não ser tão simples quanto parece. Por isso, antes de escolher a de menor preço e passar o cartão, considere alguns pontos importantes para não dar com os burros n’água.
Dica 1: Calcule a capacidade em litros de acordo com o número de moradores
Esta é uma questão muito importante: como saber a capacidade ideal da caixa d’água que você precisa? Na construção civil existe uma tabela-referência usada para definir o consumo por pessoa. Para quem mora em casa, a capacidade mínima estimada é de 150 litros diários por habitante.
Porém, como vivemos um período de mudanças climáticas e riscos de falta de abastecimento, é recomendado armazenar água por no mínimo 2 dias. Com isso, o cálculo mais seguro é de 300 litros por habitante para quem mora em casa.
Exemplo: se 5 pessoas moram na mesma casa, a caixa d’água deve ter capacidade mínima de 1500 litros (5 x 300 litros).
Dica 2: Considere o local mais apropriado para a instalação
Agora que você já definiu a capacidade em litros da caixa d’água, pense no local mais seguro para a sua instalação. Lembre-se que a superfície deve ser lisa, nivelada e precisa suportar o peso da estrutura da caixa (entre 20 e 112kg) mais o peso da água (ex: 1500 litros = 1,5 toneladas). Geralmente, o local mais indicado é a laje da casa ou uma estrutura de alvenaria construída exclusivamente para manter a caixa no alto e garantir que a água desça com pressão.
Outra recomendação é distribuir a capacidade em duas ou mais caixas. Por exemplo, ao invés de adquirir uma caixa de 1.500 litros, compre duas de 750 litros e instale-as em pontos diferentes. Assim você distribui o peso e mantém a quantidade de água necessária para abastecer os moradores. Se ainda assim você tiver dúvidas se o local suporta o peso, consulte um especialista.
Dica 3: Escolha um material leve, resistente e fácil de transportar
Lembre-se que quanto mais leve a estrutura da caixa d’água, mais fácil será seu transporte e sua instalação. Nesses casos, o material mais indicado é a fibra de vidro, o mesmo das piscinas de fibra, pois são inteiramente laminados com resina de poliéster, o que garante maior resistência. O formato tronco-cônico também é o mais indicado, já que permite o encaixe da tampa sem parafusos, e sua forma facilita o transporte, o manuseio e a limpeza.
Dica 4: Compre direto do fabricante
Aqui vai uma dica muito valiosa: alguns fabricantes, como a Caixa Forte, costumam vender direto para o consumidor final, o que elimina comissões de vendas, reduz custos de estoque e transporte e garante o melhor preço para o comprador. Não feche negócio antes de consultar a Caixa Forte.
Dica 5: Certifique-se sobre o prazo de entrega e as condições de pagamento
Outro ponto importante é o prazo de entrega. Ao comprar direto do fabricante, é possível adquirir a caixa d’água imediatamente, já que há diversos tamanhos em estoque, ou negociar um prazo mais curto caso seja um projeto especial. A Caixa Forte também conta com frota própria, o que agiliza a entrega e garante o produto em perfeitas condições.
Sobre as condições de pagamento, a Caixa Forte aceita cartão BNDES e oferece as melhores práticas de negociação do mercado, além de garantia de 5 anos nos produtos fabricados.
Trabalhar com a Caixa Forte nos ajudou a economizar muito tempo e, consequentemente, dinheiro. Não tivemos um minuto sequer de equipamentos ou funcionários parados durante a obra, já que toda a logística proposta pela empresa foi definida sob o nosso objetivo.
Materiais usados na fabricaçao das caixas daguas Fabricadas para armazenar um recurso bastante valioso, as caixas d’água podem ser encontradas em diferentes modelos, tamanho, formato, capacidade, e materiais. Ao longo dos anos, a evolução da construção civil e o desenvolvimento da tecnologia fizeram com que esses recipientes se tornassem cada vez mais resistentes e … Continued
Ler na íntegraA gente sabe que quando o assunto é obra e construção, tendemos a priorizar os serviços de elétrica e hidráulica, já que essas instalações são fundamentais para o funcionamento do ambiente e andam lado a lado com a sustentabilidade. E para evitar dor de cabeça ou retrabalho na reforma ou construção, nenhum detalhe dessas instalações … Continued
Ler na íntegraNa construção civil, é muito comum vermos dois perfis de comando: o chefe e o líder. Ambos têm funções importantes, mas verdadeiras lideranças, ao contrário de verdadeiros chefes, estão cada vez mais raras. Então, vamos explicar as cinco principais diferenças entre um líder na construção civil e um chefe para que você monte um canteiro … Continued
Ler na íntegraA produtividade na construção civil está relacionada ao quanto se consegue construir em um certo período de tempo. A produtividade não necessariamente tem relação com o aumento da produção. O aumento da produção, na maioria das vezes, está ligado ao maior emprego de mão de obra e ao aumento de gastos, visando a uma maior … Continued
Ler na íntegra