A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Na construção civil, é muito comum vermos dois perfis de comando: o chefe e o líder. Ambos têm funções importantes, mas verdadeiras lideranças, ao contrário de verdadeiros chefes, estão cada vez mais raras.

Então, vamos explicar as cinco principais diferenças entre um líder na construção civil e um chefe para que você monte um canteiro de obras imbatível. Confira!

Líderes ouvem e conversam em vez de dar ordens

Os chefes tendem a dar ordens, afinal, eles precisam que seus empregados ouçam e obedeçam rapidamente, sem muita discussão. No entanto, os líderes estarão sempre dispostos a ouvir as opiniões dos seus colegas e considerá-las importantes.

Líderes estão sempre prontos para aconselhamento, discussão e qualquer outro feedback que um colaborador tenha para oferecer. Essa relação de reciprocidade faz com que qualquer funcionário se sinta mais confiante para seguir a liderança.

Líderes motivam em vez de aterrorizar

Enquanto estão trabalhando em projetos, as pessoas têm os seus altos e baixos. No meio dessa montanha-russa, os chefes são mais propensos a intimidar a iniciativa individual dos seus funcionários, enquanto os líderes buscam motivá-la.

Uma das melhores coisas sobre líderes é o fato de eles oferecerem a empatia e prepararem um grupo para as tarefas inesperadas. Isso é muito importante, visto que, sempre que os colegas não estiverem preparados para determinadas funções, os líderes estarão lá para apoiar e ensinar.

Os líderes sabem que cada funcionário está na equipe por uma razão. Eles têm fé em cada esforço feito!

Líderes ensinam e aprendem em vez de esperar e ignorar

Um verdadeiro líder é a pessoa que tem uma boa autoestima, mas não é arrogante e nem tem vergonha de aprender com os cargos mais baixos. Eles sabem que nunca é tarde para descobrir mais!

Além disso, os líderes não são apenas cobradores, mas também doadores. Um bom líder não será ganancioso a ponto de evitar o compartilhamento de conhecimento e a experiência com outra pessoa.

Ele não tem medo de um subordinado tomar seu lugar! Em vez disso, o líder ensina e incentiva novos profissionais. Afinal, ele está de olho nos resultados do projeto e da obra, e não no seu futuro pessoal.

Líderes participam em vez de ficar de lado

Enquanto chefes optam por ficar somente no comando do trabalho, os líderes tomam iniciativa e se envolvem. Sabem que poderão opinar melhor caso estejam em contato direto com o canteiro de obras.

Eles auxiliam ao longo do andamento dos trabalhos, fazem os ajustes que forem necessários e ajudam colocando a mão na massa. Eles escolhem ser parte da equipe em vez de simplesmente dar ordens.

Líderes estabelecem relações de igualdade

Qualquer um que já tenha trabalhado com um canteiro de obras sabe como alguém se sente quando o chefe escolhe os seus favoritos em vez dos profissionais mais qualificados. Isso sempre provoca estresse e tensão entre os membros de uma equipe, o que compromete a produtividade.

Um bom líder tenta tratar todos igualmente e não permite que as preferências pessoais afetem a dinâmica da equipe.

Quais são os grandes desafios dos líderes na construção civil?

Aumentar a produtividade dos colaboradores

Um dos grandes problemas das obras se deve à cultura alimentada por alguns pedreiros e construtores. Alguns estão acostumados com muita conversa durante o serviço, por exemplo. Um chefe tentaria repreender. No entanto, um líder deverá pensar em como aumentar a produtividade deles sem interferir muito nos seus costumes.

Aumentar o comprometimento da equipe com prazos

O maior problema da construção civil no Brasil é a falta de comprometimento com os prazos. O cliente se incomoda muito com atrasos, mas, atualmente, já os considera inevitáveis. No entanto, isso não deveria ocorrer.

Um prazo é um compromisso e seu cliente planeja a vida contando com a sua palavra. Assim, um líder na construção civil deve motivar a equipe constantemente para que os prazos sejam respeitados.

Consegue agora identificar um perfil de liderança dentro das equipes de seu canteiro de obras?