MODELOS E TIPOS DE CAIXAS DAGUAS, FIBRA, POLIETILENO, POLIESTER, AÇO INOXIDAVE OUTROS

Fabricadas para armazenar um recurso bastante valioso, as caixas d’água podem ser encontradas em diferentes modelos, tamanho, formato, capacidade, e materiais.

Ao longo dos anos, a evolução da construção civil e o desenvolvimento da tecnologia fizeram com que esses recipientes se tornassem cada vez mais resistentes e seguros à saúde humana. Para isso, novos materiais foram incluídos na fabricação, tornando alguns dos produtos mais econômicos e eficientes.

Está com dúvida entre tantas opções? Então conheça os principais tipos de caixa d’águae faça sua escolha!

Aço inoxidável

A caixa d’água de aço inoxidável oferece alta resistência à corrosão e a possíveis impactos. Boa parte dos modelos presentes no mercado possuem sistema de vedação que evita a entrada de insetos e sujidades no interior do recipiente.

Outro destaque também está na leveza do material, que, embora seja aço, seu processo de fabricação resulta em uma camada fina que torna a caixa fácil de transportar.

Esse produto é mais indicado para quem busca um modelo esteticamente bonito e fácil de limpar. Além disso, a caixa d’água de aço inoxidável mantém a água fresca por mais tempo, visto que o material tem baixa condutividade de calor. Em relação ao preço, ainda é um dos modelos mais caros e que, portanto, não oferece tanta economia.

Polietileno

O polietileno é um tipo de plástico fabricado com polímeros à base de petróleo. Quando utilizado em caixas d’água, proporciona alta durabilidade, flexibilidade na execução do formato e leveza. Para ambientes abertos, o polietileno oferece vantagens pela sua resistência contra os raios UV.

A textura lisa também facilita a limpeza, que pode servir de complemento na proteção que o material já oferece contra as bactérias. Assim como o modelo em aço inox, essa caixa vem com um bom sistema de vedação, com o diferencial de que seu preço é um pouco mais acessível no mercado.

Poliéster reforçado

As caixas d’água de poliéster reforçado costumam ser concebidas em tamanhos grandes e com alta capacidade de armazenagem. A montagem do modelo é feita no próprio local, a partir do encaixe de diversos módulos de poliéster reforçado com fibra de vidro.

Esse tipo de caixa é mais indicado para indústrias e empresas que necessitam armazenar uma grande quantidade de água, e oferecem o diferencial de customização — tamanho, formato — conforme o espaço e as necessidades do cliente.

Fibrocimento

Quase extintas no mercado, as caixas d’água de fibrocimento já foram muito utilizadas em épocas passadas. Inicialmente, a baixa durabilidade e resistência contra impactos desse modelo já eram um ponto negativo para os consumidores. Depois de um tempo, constatou-se que o material liberava amianto e outras substâncias prejudiciais à saúde humana. Assim, a caixa de fibrocimento pode ser considerada a pior escolha atualmente, e deve ser evitada em qualquer ambiente, seja ele residencial ou não.

Fibra de vidro

Esse material é constituído da mistura de resina e fibra de vidro, sendo muito utilizado na fabricação de piscinas e de grandes reservatórios de água. A variedade de tamanhos aliada à praticidade de uso e manuseio faz com que a caixa d’água de fibra de vidro seja uma das mais vendidas no Brasil.

Entre as características mais valorizadas do material, estão a resistência contra os raios UV — o que aumenta a vida útil —, facilidade de limpeza, instalação rápida e leveza. Além disso, é o modelo mais barato e acessível quando comparado aos demais, sendo, portanto, vantajoso para qualquer tipo de empreendimento que necessite de economia sem perder a qualidade.

Agora que você já conhece os principais tipos de caixa d’água, fique atento aos fornecedores para escolher uma empresa com garantia de qualidade e credibilidade. A Caixa Forte também trabalha com modelos em material de Fibra de Vidro. Acesse o site e conheça nossos produtos!

caixa de gordura

Que tipo de caixa de gordura você precisa

Embora existam alguns tipos diferentes disponíveis, conforme mencionado anteriormente neste artigo, sua escolha entre eles provavelmente será restrita pelos requisitos de remoção de FOG. Se a

caixas de gordura em BH

Como funcionam as caixas de gordura em BH

Como já mencionado, os coletores de gordura permitem que gorduras, óleos e graxas se separem naturalmente das águas residuais da cozinha para que sejam removidos